O cantor Vitão lançará nesta sexta-feira (14), o seu novo álbum intitulado “Toda Manhã: Ato 1”. O mais novo trabalho do artista trás cinco faixas inéditas “Baião Nascimento”, com participação de Mari Nolasco, “Toda Manhã”, “Coisa de Mulher” com participação de Ivete Sangalo, “O Sol Se Foi” e “Queria Te Dizer”, em parceria com Srta. Paola.
O projeto marca o começo de uma nova era para o músico, carregando sonoridades jamais trabalhadas por ele. Um disco de gênero fluido com grande balada musical que passeia por fontes variadas de ritmos e estilos. Em entrevista ao bahia.ba, Vitão revelou quais objetivos deseja alcançar com o seu mais novo trabalho e como foi idealizado.
“Esse disco vai passar para as pessoas, principalmente para o meu público, que realmente se deleitam sob minha arte, e que espero que esse disco também me traga mais pessoas como essas, mais próximas do meu trabalho. O que vai ser passado é um ar de sinceridade, de ‘gente eu estou sendo totalmente aberto e sincero comigo como artista, seguindo o que eu quero fazer, o que eu quero dizer’, a sonoridade que eu quero trazer, independente dos outros dizerem que isso pode não virar, que aquilo pode não vender, que hoje em dia as pessoas não conseguem nem ver um vídeo de quinze segundos no TikTok, vai ouvir música de cinco minutos? É uma contracultura mesmo, é andar na contramão mesmo”, pontuou.
“Irreverência também é algo que vejo que faz parte de mim em muitos âmbitos da minha vida musical, sempre foi, e é cada vez mais assim minha forma de opinar sobre as coisas, de falar tudo o que penso. Eu sempre gosto de ser reverente com as coisas que não concordo. Acho que isso vai passar para as pessoas. Vai passar um ar de sinceridade, de falar ‘pô gente aqui, essa é a minha lata, carecuda, minha face aqui limpinha pra vocês, cheia de música muito sincera alinhada somente com meu o meu coração, com o que eu quero dizer, com o que estou sentindo, o que eu passo na minha casa nos meus momentos mais genuínos e mais próximos de mim mesmo’”, afirmou.
O artista ainda revelou qual mensagem deseja passar com a música “Coisa de Mulher”, canção que promete desmistificar o mundo masculino e descontruir padrões.
“Coisa de Mulher” é uma canção que brinca com o ditado “Coisa de mulherzinha” Que a gente ouve desde criança na escola como algo pejorativo, como sinônimo de fraqueza, de fragilidade. ‘Ah, isso aí é coisinha de mulher, isso aí é coisa de mulherzinha’, quantas vezes eu já ouvi isso na Escola. Ou então, ‘isso aí não é coisa de mulher, futebol não é coisa de mulher, é de menino’. A música busca deturpar o sentido desse ditado tão ridículo e tão não verdadeiro, e ironizar isso, falar que na verdade, coisa de mulher é você aguentar muita coisa, é você viver a sua vida inteira nadando contra a correnteza em uma sociedade machista e que vive ditando coisas pra você, na sua vida, o que você pode ou não fazer simplesmente pelas suas condições físicas por ter nascido da forma como você é”.
Ainda sobre a faixa que promete trazer verdades e empoderamento, Vitão explicou o motivo de ter escolhido Ivete Sangalo para dividir a canção, e aproveitou para falar da sua admiração pela artista baiana.
“Ivete sempre foi um ser de luz comigo, sempre foi uma artista muito aberta, por mais que ela tenha o tamanho que tem, a grandiosidade artística dela, que a agenda dela seja super corrida, sempre foi uma pessoa que fez questão de falar comigo, de responder minhas mensagens, de trabalhar junto, de prestar atenção em mim, nas minhas músicas, no que tenho a dizer”, contou.
“A última vez que eu a encontrei no camarim ela falou que tinha observado que as minhas linhas vocais se parecem com as minhas linhas melódicas de guitarra. É uma pessoa que presta atenção nas coisas, que está atenta, não só a mim, mas a todo redor dela”, relembrou.
“Ela é uma pessoa que tem essa coisa brasileira muito forte dentro de si, uma artista soteropolitana que carrega dentro de si essa raiz brasileira do Carnaval, da magia brasileira. Na hora que pensei nela, já mandei a música, em cinco minutos ela ouviu e já falou ‘tô dentro’, três dias depois ela já mandou a voz”, continuou dizendo.
“Eu precisava de uma voz feminina muito poderosa nessa música, e encontrei até melhor do que eu estava buscando. Ivete Sangalo foi melhor opção, ela chegou abençoando essa faixa”, concluiu Vitão.