Além disso, ele faz treinos específicos para o futebol, com e sem bola.
– Não faz tanto sentido ele só fazer um trabalho com máquina, com aparelhos, porque em campo ele vai precisar correr, se agachar, ir ao chão, subir, saltar. Basicamente o jogador de futebol precisa de resistência aeróbica, mobilidade para conseguir gerar mais força e potência muscular e coordenação para conseguir trabalhar de forma rápida e ágil quando precisar acelerar, desacelerar, driblar, correr, chutar. Na maioria dos treinos, o Sergio Ramos está trabalhando, de forma específica, diversas capacidades de que ele necessita em um jogo de futebol – comenta o personal trainer Matheus Vianna.
Nos últimos dias, houve rumores e especulações sobre uma possível volta do jogador ao Sevilla, time onde começou, mas o vice-presidente de time espanhol afirmou que zagueiro “não é opção”. Houve também especulações sobre o Inter de Miami, time de Messi, mas até o momento ele segue sem clube. No entanto, capricha na manutenção da forma física, do condicionamento aeróbico e das habilidades necessárias para um jogador de futebol.
– São um trabalho muito específico de preparação física para futebol. Tirando a parte de treinos com pneus, que trabalha mais a parte condicionamento cardiovascular por si só, não só para futebol, os outros exercícos agem em força, potência, resistência cardiovascular, aceleração e desacelaração tanto linear, para frente e para trás, quanto para as laterais, já que um jogador precisa manifestar força e deslocamento para as laterais do campo, para frente e saber frear – avalia.
Segundo Matheus, todos os exercícios têm relação com coordenação e ajudam a prevenir lesões durante um jogo.
– Esses exercicios são capazes de prevenir lesão de posterior de coxa, lesões ligamentares, porque são de exercícios de frenagem. Muitas vezes os jogadores se lesionam nesses momentos. Aplicar esse exercício no dia a dia reduz o risco de lesão no jogo porque o corpo já está acostumado a fazer esses movimentos. Outra vantagem é o ganho de potência durante uma partida de futebol. Esses treinos de coordenação trabalham potência, força e resistência cardiovascular. E há também os exercícios de força com peso: quando ele faz uma passada pra frente com peso isso deixa o seu treino mais inteligente – analisa.