Os trabalhadores de 72 municípios do Rio Grande do Sul, afetados pelas fortes chuvas desde o fim de abril, já podem solicitar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) na modalidade Calamidade. Este número inclui os 14 municípios recentemente habilitados a receber o benefício, conforme a lista atualizada nesta sexta-feira (17).
O saque na modalidade Calamidade pode ser realizado por trabalhadores residentes em áreas afetadas por desastre natural, conforme indicação das secretarias de defesa civil dos municípios. A liberação do saque será autorizada após o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR) reconhecer oficialmente, por meio de portaria, o estado de calamidade pública ou situação de emergência da localidade afetada.
Qualquer trabalhador com saldo na conta do FGTS pode fazer o saque no valor máximo de R$ 6.220 por conta, inclusive aqueles que já efetuaram o saque nos últimos 12 meses pelo mesmo motivo.
A solicitação do saque-calamidade pode ser feita até 90 dias após a publicação da portaria do MDR que reconhece a situação de emergência ou estado de calamidade pública.
A Caixa Econômica Federal (CEF) informa que não há mais a necessidade de intervalo mínimo de 12 meses entre o último e o novo saque na modalidade Calamidade para os residentes nos municípios habilitados do Rio Grande do Sul neste mês de maio.
Para solicitar o benefício, o trabalhador deve:
Os documentos a serem encaminhados são:
Caso o trabalhador não consiga apresentar o comprovante de residência devido aos alagamentos, ele deve apresentar uma declaração do município atestando que é residente na área afetada. A dispensa do comprovante de residência foi oficializada pelo governo federal na quinta-feira (16).
O trabalhador deve selecionar a opção de crédito do valor em conta CAIXA, inclusive poupança, ou em outro banco. Após o envio, a Caixa analisará a solicitação e, caso esteja tudo certo, o valor será creditado na conta indicada.
Para mais informações sobre o saque-calamidade, os cidadãos podem acessar o site oficial do FGTS. Em caso de dúvidas, os telefones de contato com a Caixa são 4004 0104 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 104 0 104 (demais regiões).
O Cadastro Único (CadÚnico) é uma plataforma de extrema importância para as famílias brasileiras de…
O cantor Belo foi questionado pela equipe do portal LeoDias sobre a possibilidade de um…
As apostas online, com sua conveniência e promessas de ganhos rápidos, têm se tornado cada…
Os fungos nas unhas dos pés são um problema comum, principalmente entre pessoas mais velhas,…
O campeão do Big Brother Brasil, Davi Brito, enfrentou um revés em sua carreira pós-reality…
Esse site usa cookies.