A partir das 10h desta sexta-feira (21), cerca de 5,75 milhões de contribuintes brasileiros descobriram se acertaram as contas com o Leão. A Receita Federal liberou a consulta ao segundo dos cinco lotes de restituição de 2024, que incluiu aproximadamente 250 mil contribuintes do Rio Grande do Sul. Este lote também abrangeu restituições residuais de anos anteriores, totalizando um valor expressivo de R$ 8,5 bilhões a ser distribuído.
Devido às enchentes no Rio Grande do Sul, os contribuintes desse estado foram colocados na lista de prioridades. Os residentes que declararam na última semana de maio ou regularizaram suas declarações em junho terão prioridade. No mês passado, mais de 886 mil contribuintes gaúchos já receberam mais de R$ 1 bilhão, incluindo valores de exercícios anteriores.
Entre os 5.755.667 contribuintes que receberão a restituição, a prioridade é dada aos seguintes grupos:
Os contribuintes podem verificar se estão no lote acessando a página da Receita Federal na internet. Basta clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta através do aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
O pagamento será realizado em 28 de junho, na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração. Caso a restituição não seja depositada na conta indicada, como em casos de contas desativadas, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O contribuinte pode agendar o crédito para qualquer conta bancária em seu nome pelo Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco.
Se o contribuinte não estiver na lista de restituição, deve acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para verificar possíveis pendências na declaração. Caso haja alguma pendência, é possível enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes.
Para aqueles que não resgatarem o valor da restituição dentro de um ano, será necessário requisitar o valor no Portal e-CAC, acessando “Declarações e Demonstrativos”, depois “Meu Imposto de Renda” e “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Não perca tempo, confira se você está no segundo lote e se prepare para receber sua restituição!
O Cadastro Único (CadÚnico) é uma plataforma de extrema importância para as famílias brasileiras de…
O cantor Belo foi questionado pela equipe do portal LeoDias sobre a possibilidade de um…
As apostas online, com sua conveniência e promessas de ganhos rápidos, têm se tornado cada…
Os fungos nas unhas dos pés são um problema comum, principalmente entre pessoas mais velhas,…
O campeão do Big Brother Brasil, Davi Brito, enfrentou um revés em sua carreira pós-reality…
Esse site usa cookies.