Os brasileiros que se encontram em situação de inadimplência e desejam reorganizar suas finanças por meio do Programa Desenrola Brasil precisam agir rapidamente, pois o prazo para aproveitar as condições especiais da Faixa 1 está chegando ao fim. Estabelecido pela Medida Provisória nº 1.211/2024, o prazo se encerra no próximo dia 20 de maio, representando a segunda prorrogação do programa.
Desde sua implementação em outubro de 2023, o Desenrola Brasil já beneficiou cerca de 14,75 milhões de pessoas, negociando aproximadamente R$ 51,7 bilhões em dívidas. Os participantes do programa têm acesso a descontos significativos, com uma média de 83% sobre o valor das dívidas. Em alguns casos, esse desconto pode ultrapassar impressionantes 96% do valor devido. Os pagamentos podem ser feitos à vista ou parcelados, sem entrada, com prazo de até 60 meses para quitação.
A Faixa 1 do Desenrola Brasil contempla pessoas com renda de até dois salários mínimos ou inscritas no CadÚnico. As dívidas elegíveis para renegociação são aquelas negativadas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2022, com limite máximo de R$ 20 mil cada, antes dos descontos oferecidos pelo programa.
É importante ressaltar que, nesta fase final, o Ministério da Fazenda, responsável pelo Desenrola, esclarece duas fake news que têm circulado sobre o programa. Ao negociar as dívidas pelo Desenrola, os cidadãos não perdem nenhum benefício social e não têm seus nomes incluídos em cadastros restritivos como o SCR do Banco Central.
Para facilitar o acesso ao programa, o Ministério da Fazenda regulamentou parcerias com agentes financeiros e birôs de crédito. Agora, os interessados podem acessar o Desenrola Brasil por meio dos sites e aplicativos de parceiros como Serasa Limpa Nome, Itaú Unibanco, Santander e Caixa Econômica Federal. Essa integração permite aos clientes dos parceiros verificar se há ofertas do Desenrola e realizar negociações sem a necessidade de outro login.
O Desenrola Brasil não se restringe apenas a dívidas bancárias, incluindo também contas atrasadas de setores como educação, energia, água, telefonia e varejo. Além disso, o programa oferece a vantagem de consolidar múltiplas dívidas em uma única negociação, permitindo o pagamento à vista em um único boleto ou PIX, ou o financiamento do valor total a prazo no banco de preferência.
Para ter acesso direto à plataforma do Desenrola Brasil, é necessário possuir uma conta GOV.BR. No entanto, os usuários também podem acessar as ofertas de negociação por meio dos canais parceiros, sem a necessidade dessa conta.
Com o prazo final se aproximando, os brasileiros inadimplentes são encorajados a aproveitar essa oportunidade única de renegociar suas dívidas de forma vantajosa e recuperar sua estabilidade financeira. O Desenrola Brasil está disponível para ajudar todos aqueles que desejam iniciar um novo capítulo em sua jornada financeira.