Nesta segunda-feira (13), a OpenAI anunciou o lançamento da versão desktop do ChatGPT e o novo modelo de linguagem (LLM) GPT-4o, que será chamado de “quatro ô”. E a boa notícia é que o novo LLM será gratuito para todos os usuários, mesmo aqueles que não têm assinatura do GPT Plus. A empresa também atualizou a interface da inteligência artificial (IA) generativa.
O anúncio foi feito durante um evento de atualização de primavera (ou outono no hemisfério sul), apresentado por Mira Murati, CTO da OpenAI. O aplicativo desktop do ChatGPT está disponível apenas para macOS. Com o app instalado, os usuários desse sistema operacional podem ativar a IA usando o atalho espaço + Option.
O GPT-4o, de acordo com a OpenAI, é duas vezes mais rápido e 50% mais eficiente que o GPT-4 Turbo, que era o principal LLM da empresa até este anúncio. O “o” de GPT-4 vem da palavra latina “omni”, que significa “tudo”. As melhorias de desempenho deste novo LLM estão nas capacidades de voz e imagem.
Melhorias na comunicação por voz: Durante uma demonstração ao vivo, dois desenvolvedores da OpenAI conversaram com o ChatGPT para mostrar a evolução na comunicação por voz. O LLM GPT-4o conseguiu detectar a respiração acelerada durante o teste, quando um dos desenvolvedores simulou nervosismo ao respirar.
Identificação de imagens: A demonstração também destacou melhorias na capacidade de identificação de imagens. Um dos desenvolvedores mostrou como a IA é capaz de identificar uma equação simples e ajudar o usuário na resolução.
Outras funcionalidades: O evento também mostrou a capacidade da IA para tradução simultânea e reconhecimento de “humor” através de uma foto.
Embora não tenha sido apresentado um buscador para competir com o Google, o anúncio sugere que o ChatGPT está se aproximando das funções de assistente virtual. O site The Information sugeriu que este lançamento poderia ser o grande destaque do evento.