O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, descreveu os estragos causados pelos temporais que assolam o Rio Grande do Sul como a maior catástrofe meteorológica já vivenciada pelo estado. Em uma entrevista realizada nesta sexta-feira (3) em Brasília, Pimenta comparou a situação atual com a histórica enchente de 1941, afirmando que nunca viu algo semelhante em sua experiência pelo estado.
“Nunca vi nada parecido. Conheço bastante o nosso estado. Já enfrentei várias situações delicadas, dramáticas. Mas posso assegurar a vocês que nunca houve uma enchente como essa”, declarou o ministro.
Ele destacou a gravidade da situação, mencionando que as chuvas contínuas estão interrompendo o funcionamento de rodovias, causando desabastecimento de combustível, água e alimentos em algumas cidades. Além disso, o ministro enfatizou as dificuldades enfrentadas pelos serviços de emergência, como a impossibilidade de circulação de ambulâncias e a complexidade das operações de resgate em áreas afetadas.
“Temos ainda centenas de pessoas ilhadas. (…) Estamos falando daqueles helicópteros pesados, em que o salvamento é feito com o helicóptero no ar. As equipes têm que descer por corda, rapel, para buscar as pessoas que estão sobre telhados, em áreas alagadas, onde o helicóptero não pode pousar”, explicou.
Segundo o boletim mais recente da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, divulgado na manhã desta sexta-feira (3), as chuvas já causaram 31 mortes, deixaram 74 pessoas desaparecidas e 56 feridas. Mais de 235 municípios foram afetados pelos temporais, com um total de 351.639 pessoas atingidas. Dessas, 17.087 estão desalojadas e 7.165 estão em abrigos.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, ressaltou que os números de vítimas devem aumentar nos próximos dias, uma vez que ainda existem áreas inacessíveis para as equipes de resgate. “Com a mais profunda dor no coração, eu sei dizer que será ainda mais que isso, porque não estamos conseguindo acessar determinadas localidades”, concluiu Leite.