Subiu para 107 o número de mortos devido a deslizamentos de terra provocados por chuvas torrenciais no sul da Índia, informaram autoridades nesta terça-feira (30). As chuvas incessantes atingiram o estado de Kerala, causando destruição e deixando dezenas de pessoas soterradas.
Deslizamentos em Wayanad
Os deslizamentos ocorreram no distrito montanhoso de Wayanad, que faz parte da cordilheira dos Ghats Ocidentais. As aldeias montanhosas foram severamente afetadas, com muitas casas e uma ponte destruídas. Equipes de resgate enfrentam grandes dificuldades para acessar as áreas afetadas devido às estradas bloqueadas e terrenos instáveis.
Esforços de Resgate
O governo mobilizou helicópteros e o Exército indiano para ajudar nos esforços de resgate, incluindo a construção de uma ponte temporária para facilitar o acesso. “Estamos tentando de todas as maneiras resgatar nosso povo”, disse a ministra da Saúde do estado, Veena George.
O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, expressou sua angústia em uma publicação na rede social X, e anunciou uma indenização de US$ 2.388 às famílias das vítimas. “Meus pensamentos estão com todos aqueles que perderam seus entes queridos e orações pelos feridos”, escreveu Modi.
Condições Meteorológicas
O departamento meteorológico da Índia colocou Kerala em alerta, prevendo mais chuvas ao longo do dia. Nas últimas 24 horas, Wayanad registrou até 28 centímetros de chuva, exacerbando a situação já crítica.
“Os padrões das monções estão cada vez mais erráticos e a quantidade de chuva que recebemos num curto espaço de tempo aumentou. Como resultado, vemos casos frequentes de deslizamentos de terra e inundações ao longo dos Ghats Ocidentais”, explicou Roxy Mathew Koll, cientista climático do Instituto Indiano de Meteorologia Tropical.
Contexto Histórico
A Índia sofre regularmente inundações graves durante a estação das monções, que vai de junho a setembro e traz a maior parte das chuvas anuais do sul da Ásia. Kerala, em particular, é propensa a fortes chuvas, inundações e deslizamentos de terra. Em 2018, quase 500 pessoas morreram no estado em uma das piores enchentes da região.
Um relatório de 2013, elaborado por um comitê federal, recomendou que 37% da área total das montanhas dos Ghats Ocidentais fosse declarada como área ecosensível, propondo restrições a construções. No entanto, as recomendações não foram implementadas devido à oposição dos governos estaduais e residentes.
Impacto nas Comunidades Locais
As chuvas são cruciais para a agricultura de sequeiro plantada durante a estação, mas também causam grandes danos. Escolas foram fechadas em algumas partes do país, e a vida de muitos indianos foi perturbada pelas chuvas torrenciais.
A situação em Kerala continua crítica, com as autoridades e equipes de resgate trabalhando incansavelmente para ajudar os afetados e prevenir mais desastres.