O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe chefes de Estado de países da América do Sul, nesta terça-feira (30), em Brasília (DF). “Bom dia. Hoje receberemos em Brasília presidentes da América do Sul. 12 países vizinhos, que compartilham laços culturais e desafios, discutindo formas de atuação conjunta. Tenho certeza que nossa união será fundamental para melhorarmos a vida do povo de nossos países”, escreveu o chefe do Executivo, por meio das redes sociais.
De acordo com a agenda oficial, a chegada dos líderes está prevista para às 9h, no Palácio do Itamaraty, onde às 10h será realizada a fotografia oficial do encontro.
Estarão presentes os presidentes Alberto Fernández (Argentina), Luís Arce (Bolívia), Gabriel Boric (Chile), Gustavo Petro (Colômbia), Guillermo Lasso (Equador), Irfaan Ali (Guiana), Mário Abdo Benítez (Paraguai), Chan Santokhi (Suriname), Luís Lacalle Pou (Uruguai) e Nicolás Maduro (Venezuela).
O encontro terá ainda a participação do presidente do conselho de ministros do Peru, Alberto Otárola, já que a presidente Dina Boluarte está impossibilitada de comparecer por questões constitucionais, em meio à crise política no país após a destituição e prisão do ex-presidente Pedro Castillo.
A Reunião de Presidentes está marcada para as 10h15, seguida de sessão de trabalho, às 10h45. Pela tarde, às 13h30, os líderes participarão de um almoço. Às 15h está programado um diálogo e às 18h, o encerramento do encontro. Todas as atividades acontecem no Itamaraty.
Já às 20h30, o presidente Lula e a primeira-dama Janja oferecem um jantar aos presidentes sul-americanos e cônjuges, no Palácio da Alvorada.