Em 100 dias, o governo de Lula cumpriu 1/3 das promessas feitas durante a campanha eleitoral. Dos 36 compromissos firmados no período e que podem claramente ser mensurados, 13 foram cumpridos em sua totalidade, de acordo com levantamento feito pelo G1. Outros quatro foram parcialmente atendidos, e 14 ainda não foram cumpridos. Cinco compromissos ainda não podem ser avaliados.
Essa é a primeira avaliação que o G1 faz das promessas de campanha de Lula durante os quatro anos de mandato. A ideia é medir até 2026 se o presidente cumpriu o que prometeu na campanha para ser eleito.
O projeto “As promessas dos políticos” começou em 2015, com a verificação das promessas da então recém-reeleita presidente Dilma Rousseff. Desde então, o G1 avaliou promessas de governadores e prefeitos das capitais.
O G1 levanta as promessas e separa o que pode ser claramente cobrado e medido ao longo dos mandatos dos políticos. Ou seja, se uma promessa é muito genérica e não pode ser cobrada de forma objetiva, ela não entra no levantamento.
Promessas cumpridas
Veja abaixo alguns destaques sobre as promessas cumpridas até o momento por Lula:
É possível ver todas as promessas cumpridas e seus andamentos na página especial do projeto.
O andamento por área
As promessas de cunho econômico estão entre os principais compromissos que Lula assumiu durante a campanha. Das sete promessas levantadas pelo G1, seis ainda não foram cumpridas e uma ainda não pode ser avaliada, que é a redução da taxa de juros para a agricultura sustentável.
A promessa ainda não pode ser medida porque o Plano Safra 2022/2023 vigora até o final de junho de 2023, quando será proposta uma nova etapa pelo atual governo federal. As atuais taxas válidas para os pequenos produtores (Pronaf) variam de 5% a 6%. Já para o médio produtor (Pronamp), os juros são de 8% ao ano.
Entre as promessas não cumpridas, estão “Revogar o teto de gastos”, “Propor uma nova legislação trabalhista”, “Propor uma reforma tributária”, “Zerar Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil”, “Acabar com o modelo de Preço de Paridade de Importação (PPI) na Petrobras” e “Criar programa Desenrola Brasil para renegociar dívidas das famílias”.
Na área de Direitos Humanos e Sociais, além das já citadas anteriormente como realizadas, há também as promessas que ainda não podem ser avaliadas: “Tirar o Brasil do Mapa da Fome” e “Aumentar o salário mínimo todo ano acima da inflação”.
As promessas dos políticos
Antes de Lula, o G1 também avaliou e acompanhou os compromissos de campanha dos ex-presidentes Dilma Rousseff, Michel Temer e Jair Bolsonaro. Veja abaixo algumas informações sobre os levantamentos de cada um deles.
Dilma Rousseff
Michel Temer
Jair Bolsonaro
Além dos presidentes, o G1 também acompanha as promessas de campanha dos governadores de todos os estados e do Distrito Federal e de todos os prefeitos das capitais.
Quais são os critérios para medir as promessas?
Ou seja, se a promessa é inaugurar uma obra, o status é “cumpriu” apenas se a obra já tiver sido inaugurada; caso contrário, é “não cumpriu”. Se a promessa é construir 10 hospitais e 5 já foram inaugurados, o status é “em parte”. Se a promessa é inaugurar 10 km de uma rodovia e 5 km já foram entregues à população, o status é “em parte”.
Observação: há casos em que não é possível avaliar o andamento da promessa, e o status é dado como “não avaliado”.
O Cadastro Único (CadÚnico) é uma plataforma de extrema importância para as famílias brasileiras de…
O cantor Belo foi questionado pela equipe do portal LeoDias sobre a possibilidade de um…
As apostas online, com sua conveniência e promessas de ganhos rápidos, têm se tornado cada…
Os fungos nas unhas dos pés são um problema comum, principalmente entre pessoas mais velhas,…
O campeão do Big Brother Brasil, Davi Brito, enfrentou um revés em sua carreira pós-reality…
Esse site usa cookies.