A apresentação da cantora Damares Aymeê durante a semifinal do Dom Reality, onde interpretou sua música “Evangelho de Fariseus” dedicada à Ilha do Marajó, no Pará, certamente trouxe à tona uma discussão importante e sensível sobre a situação de exploração sexual infantil na região.
Ao compartilhar de maneira franca e corajosa a realidade enfrentada na ilha, Aymeê não apenas emocionou a plateia, mas também trouxe à luz uma questão que muitas vezes é negligenciada ou silenciada. Suas palavras e sua música foram uma forma de denúncia e um apelo por ação.
A crítica à postura de líderes religiosos diante dos acontecimentos na Ilha do Marajó, expressa na letra da canção, evidencia a necessidade de uma reflexão profunda sobre o papel das instituições religiosas na proteção das crianças e na promoção da justiça social.
Essa iniciativa de Aymeê não só destaca a importância da arte como meio de conscientização e mobilização social, mas também ressalta a urgência de medidas efetivas para combater a exploração sexual infantil e garantir a segurança e o bem-estar das crianças e adolescentes na Ilha do Marajó e em todo o país.
O vídeo abaixo retrata a condição de extrema pobreza que tem levado crianças e adolescentes a serem explorados sexualmente em troca de necessidades básicas, como dinheiro, comida e até mesmo óleo diesel, considerado um recurso valioso na região conhecida como “ouro negro”.