A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um dos documentos mais cobiçados por muitos brasileiros. No entanto, os custos que envolvem o processo de habilitação estão cada vez mais altos, o que impede o acesso de boa parte da população.
Se você quer saber se é possível conseguir a CNH gratuita na sua cidade, é importante conferir as regras do estado sobre o processo. O Brasil conta com incentivos para programas de CNH Social ou CNH Popular, as quais podem ser encontradas nas seguintes unidades federativas:
Estudantes que tenham 18 anos e que estejam estudando o ensino médio no estado do Acre pode participar do programa Jovem Aprendiz no Trânsito. Ele dá direito à CNH gratuita no estado. No entanto, é preciso conferir os detalhes junto ao Detran mais próximo da sua cidade.
Amazonas
O estado do Amazonas também é adepto à CNH Social e é preciso ter mais de 18 anos idade, residir na unidade federativa há, pelo menos, dois anos e apresentar renda familiar de até três salários-mínimos, ou estar desempregado a mais de um ano. Pessoas que já cometeram crimes de trânsito ou que tiveram documentação suspensa não podem participar.
CNH Social na Bahia
O programa EPTran – Escola Pública de Trânsito permite a CNH gratuita no estado da Bahia. A iniciativa beneficie estudantes de escolas públicas ou privadas com bolsa de estudo, desempregados e trabalhadores com renda de até um salário-mínimo.
ESTADOS QUE NÃO OFERECEM A CNH GRATUITA:
- Amapá
- Rondônia
- Tocantins
- Alagoas
- Pernambuco
- Pará
- Piauí
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- São Paulo
- Minas Gerais
- Paraná
- Rio Grande do Sul
- Santa Catarina
-