O ex-presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, vai se apresentar à Justiça de Nova York, nesta quarta-feira (4), para uma audiência preliminar do caso de suborno pago à ex-atriz pornô Stormy Daniels. O empresário é investigado por falsificação de registros comerciais por suposta fraude no relatório do pagamento de U$ 130 mil à modelo.
Trump não será preso ou terá que pagar fiança para deixar o tribunal. Na audiência desta terça, sob custódia da polícia, o político vai fornecer dados pessoais à Justiça americana, tornando-se oficialmente réu no caso. As acusações contra o bilionário serão apresentadas formalmente pela promotoria de Nova York após a sessão.
Os próximos passos da investigação incluem a captação de depoimentos da defesa para decidir se o caso será arquivado ou não. Caso a acusação prossiga, Trump terá que comparecer a uma audiência para declarar se é culpado ou não, sendo possível, nesta etapa, ocorrer um acordo com a promotoria.
O escândalo envolvendo Donald Trump e a Stormy Daniels é referente ao pagamento pelo silêncio da ex-atriz pornô durante as eleições presidenciais de 2016 para que o caso extraconjugal, em 2006, entre os dois não fosse revelado. O valor foi registrado como parte dos honorários do advogado do empresário, Michael Cohen. O jurista afirmou ter feito o pagamento a pedido do ex-presidente.
Na segunda-feira (3), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) declarou apoio a Trump em suas redes sociais.