O que é e para que serve a cúrcuma, conhecida também como açafrão-da-terra, açafrão-da-índia e tumérico? O tempero proporciona diversos benefícios ao organismo e é, inclusive, um dos alimentos indicados para serem incorporados a uma dieta voltada para fortalecer o sistema imunológico. É comum vermos dúvidas sobre como usar a cúrcuma, especiaria popular na culinária indiana, reconhecida por seus efeitos antioxidante e anti-inflamatório, além de ter propriedades neuroprotetoras e cardioprotetoras. Originário de países asiáticos, esse caule subterrâneo da família do gengibre é usado mundo afora em preparos com vegetais ou carnes. Para conhecer os benefícios da cúrcuma e entender como tirar proveito desse ingrediente, o EU Atleta conversou com a nutricionista Lara Natacci, da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (Sban). Além disso, o chef Ipe Aranha compartilha receitas de mousse de maracujá e homus em que a cúrcuma dá um toque especial.
Doutora pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), a nutricionista Lara Natacci, membro da Comissão de Comunicação da Sban, afirma que há uma variedade de estudos que destacam os benefícios desse alimento para a saúde. Dentre os efeitos, ela destaca a capacidade antioxidante, decorrente dos curcuminoides curcumina, desmetoxicurcumina e bisdesmetoxicurcumina, como sendo a mais importante. Natacci comenta que é possível prescrever a cúrcuma como tempero ou mesmo em suplementação para prevenir inflamações e estresse oxidativo. Estudos sugerem inclusive que a cúrcuma proporciona recuperação muscular mais rápida e menor dano muscular em atletas. Porém, a nutricionista chama a atenção para alguns aspectos relacionados a esse tempero.
– A cúrcuma é um antioxidante bem interessante. O problema é que sua absorção é um pouco difícil. Por isso, deve ser associada a alguma gordura. A cúrcuma também tem contraindicações. Durante a gestação, por exemplo, alguns trabalhos mostram que estimula a contração uterina – comenta Natacci, acrescentando que, por esse motivo, gestantes devem consumi-la em pequenas quantidades.
A seguir, com o apoio da nutricionista o EU Atleta detalha benefícios, contraindicações e dicas para tirar proveito da cúrcuma na alimentação.
Propriedades
- Antioxidante;
- Anti-inflamatória;
- Atua na recuperação muscular pós-treino;
- Hepatoprotetora;
- Anticancerígena, uma vez que pode bloquear o crescimento descontrolado de células cancerosas;
- Cardioprotetora;
- Regulação de pressão arterial;
- Neuroprotetora. O cérebro apresenta uma atividade metabólica muito alta e gera estresse oxidativo. Rica em antioxidantes, a cúrcuma pode ajudar a evitar a produção excessiva de radicais livres. Estudos demonstram que esse alimento é capaz ainda de estimular a cognição e a atividade cerebral, bem como pode prevenir e melhorar o déficit de memória e cognição associado à idade. O açafrão-da-terra também oferece proteção contra a degeneração dos neurônios, promove a neurogênese e contribui para a plasticidade neuronal;
- Melhora das alterações nos neurotransmissores em casos de ansiedade e depressão;
- Antidepressiva.