Sim , para utilizar o chat do INSS basta acessar o site Meu INSS e clicar no ícone da Helô, a assistente virtual do órgão. Após clicar, basta informar nome e CPF e clicar em “Iniciar atendimento”. Nesse chat você pode falar sobre:
- Benefícios e Serviços
- Perícia Médica
- Extratos, Certidões e Declarações
- Dados Cadastrais e Atividade
- Cumprir Exigência /Incluir Documentos
- Canais de Atendimento e Informação
- Senha do Meu INSS
- Datas de Pagamento
Como falar com o INSS gratuito (0800)?
Hoje não é mais possível ligar para um número 0800 do INSS, pois todo atendimento é feito via telefone 135. Aqui vale destacar que as ligações feitas de telefone fixo para esse número são gratuitas, mas as feitas via celular são cobradas como uma ligação local.
Algumas pessoas utilizam o número 0800 728 0191 para realizar o atendimento, mas esse número foi desativado.
INSS realiza atendimento via Whatsapp?
Não, o INSS não realiza atendimento via WhatsApp, sendo os únicos canais de atendimento o número 135 e o portal Meu INSS.
Esse é um ponto muito importante, pois golpistas estão utilizando o nome do INSS para obter dados pessoais dos segurados. As abordagens têm ocorrido de diversas formas, mas as principais são por telefone e celular (WhatsApp ou SMS).
O INSS nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos por e-mail, WhatsApp ou outros canais de mensagem, por isso não envie seus dados pessoais, fotos, documentos e não clique em links enviados por mensagem.
Quem pode receber atendimento pelo telefone do INSS?
Qualquer pessoa que recebe benefícios previdenciários e outros segurados como MEI e contribuintes individuais podem ser atendidos através do número 135.
Por esse canal, é possível ter acesso em poucos minutos a qualquer serviço ou informação para o CPF ou até o de outra pessoa, desde que ela seja titular do CPF ligado à Previdência Social.
Quais documentos são necessários para o atendimento?
Seja para si ou alguém próximo, para receber atendimento via a Central de Atendimento do INSS você vai precisar dos seguintes documentos:
- CPF;
- Data de Nascimento
- Número do NIS/PIS ou NIT;
- Número do benefício do INSS;
- CNPJ/CPF do empregador.
Qual o número para envio de SMS do INSS?
O número do INSS para envio de SMS é o 280-41. O órgão utiliza esse número para informar os cidadãos sobre o andamento dos processos do Meu INSS, mas ele nunca será utilizado para envio de links.
Se tiver alguma dúvida sobre alguma solicitação do INSS não existe ligar no 135 e falar com um atendente.
Tire suas dúvidas
Veja as respostas para as principais dúvidas sobre como conseguir atendimento por telefone no INSS.
Como falar com INSS por telefone?
Para falar com o INSS é simples, basta entrar em contato via telefone 135. As ligações feitas para esse número de telefone fixo ou orelhão são gratuitas, mas as ligações via celular tem o custo de uma ligação local.
Qual o horário de atendimento do INSS por telefone?
O atendimento telefônico com atendentes humanos funciona das 7h às 22h, de segunda a sábado. Fora desse horário você ainda pode ligar, mas todo o atendimento é feito via URA.
Como falar com atendente humano no INSS por telefone?
Para falar com um atendente do INSS você deve ligar na Central de Atendimento no número 135, digitar seu CPF e discar “0” na URA. Esse é o caminho mais rápido para ter sua ligação transferida para um atendente humano.
Agora que você já sabe qual é o telefone do INSS é hora de compartilhar este conteúdo com pessoas que você gostaria que conhecessem mais sobre o tema.