No quarto trimestre de 2024, o Carrefour Brasil registrou um prejuízo líquido de R$ 565 milhões, em comparação com um lucro líquido de R$ 426 milhões no ano anterior. No acumulado do ano, a perda alcançou R$ 795 milhões, em contraste com um lucro líquido de R$ 1,73 bilhão no mesmo período de 2022.
A receita líquida no último trimestre foi de R$ 28 bilhões, uma queda de 0,3%, enquanto as vendas líquidas em mesmas lojas (em operação há mais de 12 meses) diminuíram 5,5% nas lojas de varejo e recuaram 1,8% no Atacadão. No acumulado de 2023, a receita líquida atingiu R$ 103,9 bilhões, um aumento de 6,7%.
O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) diminuiu 5%, totalizando R$ 1,87 bilhão entre outubro e dezembro. A margem EBITDA chegou a 6,7%, uma redução de 0,3 ponto percentual, considerando as operações da rede Big, adquirida pela empresa.
A companhia anunciou o fechamento de 123 lojas não rentáveis, incluindo 16 hipermercados, 94 lojas Todo Dia e 13 lojas Nacional e Bom Preço, como parte do processo de reestruturação do grupo Big, além do encerramento de unidades deficitárias de hipermercados que não apresentaram melhora no desempenho.
“No período de outubro a dezembro, foram fechados 11 supermercados, e até o final de janeiro de 2024, foram encerradas mais 93 lojas de varejo, incluindo 16 hipermercados e 77 supermercados. Outras 19 lojas estão programadas para encerramento até o segundo trimestre”, afirmou a empresa.
Com os fechamentos e as possíveis vendas de pontos encerrados no futuro, as despesas foram “quase totalmente refletidas na linha de outras despesas das demonstrações financeiras do trimestre, no momento da decisão sobre o desinvestimento”, declarou o grupo.