Cadastro Único do governo federal, conhecido como CadÚnico, é um sistema que dá acesso à diversos benefícios sociais para os cidadãos brasileiros. Por meio de um registro simples, a pessoa consegue receber auxílios e participar de programas sociais para amenizar desigualdades e dar mais oportunidades aos cidadãos.
Atualmente, de acordo com os dados do governo federal, existem cerca de 73,4 milhões de brasileiros registrados no Cadastro Único. Isso evidencia a necessidade de programas sociais para a população, já que uma porcentagem específica encontra-se em situações de pobreza ou extrema pobreza.
Uma das expectativas acerca do novo governo de Luís Inácio Lula da Silva (PT) era a respeito dos benefícios que seriam pagos e confirmados para 2023. Esses auxílios são destinados para as pessoas que estão devidamente inscritas no Cadastro Único. A boa notícia é que vários acessos já foram confirmados; confira quais são eles.
Confira os três principais benefícios que o Cadastro Único dá acesso aos cidadãos em situação de vulnerabilidade social no Brasil. No entanto, o procedimento também abrange vários outros programas do governo, os quais serão listados abaixo também.
O Bolsa Família foi resgatado pelo atual governo e entra no lugar do Auxílio Brasil. Trata-se de um valor de R$ 600 que será pago mensalmente para as famílias de baixa renda do país.
Existem quase 22 milhões de brasileiros que têm direito a receber o valor, o qual será acrescido de R$ 150 para cada criança menor do que 6 anos de idade. No entanto, o adendo financeiro só ficará disponível a partir de março, segundo informações do governo federal.
Outro benefício que o Cadastro Único dá acesso e que permanecia na dúvida para muitos cidadãos era o vale-gás. No entanto, a ajuda de custo bimestral para comprar o botijão de 13 kg de gás de cozinha deve continuar a ser paga pelo governo em 2023.
O que define o valor a ser pago é a própria variação do produto pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). O preço total médio do botijão será pago para as famílias a cada 2 meses.
Por fim, outro grande auxílio pago pelo governo é o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Neste caso, estamos tratando de um programa de 1990 e que é pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por meio da União.
Para ter acesso, é preciso estar no cadastro do Cadastro Único, além de ser uma pessoa classificada como idosa ou PCD (Pessoa Com Deficiência) com renda de até um quarto do salário-mínimo vigente.
Confira a lista de vários benefícios que o registro no Cadastro Único pode dar acesso. Alguns deles são especificados de alguns estados e outros não se aplicam a todos, mas vale conhecer:
Lembre-se de que o registro dentro do Cadastro Único deve ser feito em um Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) da sua cidade.
O Cadastro Único (CadÚnico) é uma plataforma de extrema importância para as famílias brasileiras de…
O cantor Belo foi questionado pela equipe do portal LeoDias sobre a possibilidade de um…
As apostas online, com sua conveniência e promessas de ganhos rápidos, têm se tornado cada…
Os fungos nas unhas dos pés são um problema comum, principalmente entre pessoas mais velhas,…
O campeão do Big Brother Brasil, Davi Brito, enfrentou um revés em sua carreira pós-reality…
Esse site usa cookies.