Nesta quinta-feira, dia 7 de setembro, é celebrado os 201 anos da Independência do Brasil, um dos feriados nacionais do nosso calendário, que neste ano pode emendar com um recesso na sexta-feira para os privilegiados. No dia do feriado, propriamente, bancos não vão funcionar e não haverá operações do mercado de capitais ou do Tesouro Direto na B3.
As negociações e o registro de ativos na bolsa brasileira retomam o expediente normal na sexta (8), das 10h às 17h, para o pregão regular.
Como o 7 de setembro é um feriado previsto por lei federal, na data, serviços públicos fecham ou funcionam com horários reduzidos. As exceções são as redes de saúde estaduais para atendimento às urgências e emergências em prontos socorros, setores de internação e centros cirúrgicos
Trabalhadores celetistas com expediente no feriado – casos daqueles em áreas de serviços essenciais, por exemplo – têm direito ao pagamento adicional de 100% proporcional ao número de horas trabalhadas ou a folgas compensatórias.
Bancos
As agências bancárias não abrem nesta quinta-feira, dia 7. Na sexta-feira (8), os bancos retomam o atendimento ao público normalmente. Nesses dias que seguem o feriado, as áreas de autoatendimento também estarão disponíveis aos cliente.
Como alternativa, os clientes podem usar os canais digitais e remotos dos bancos, como sites e aplicativo, para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente nas agências, informa a Federação Brasileira de Bancos.
Pagamentos de boletos e transferências via TED, por outro lado, só serão processadas no próximo dia útil. As contas de consumo de água, energia, telefone e outro serviço e carnês com vencimento no dia 1º de maio poderão ser pagos, sem acréscimo, no próximo dia útil ao feriado, ou seja, na terça-feira dia 2 de maio. “Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais”, reforça a entidade.
Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.
Bolsas de Nova York
A Bolsa de Nova York (NYSE) e a Nasdaq operam normalmente na quinta-feira, 7 de setembro, com horário de funcionamento do pregão das 10h30 às 17h (horário de Brasília).
Bolsas europeias
Todas as bolsas europeias funcionam normalmente no dia 7 de setembro, entre 3h da manhã e 12h30 (de Brasília), para todas as operações desses mercados.