A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) cancelou a comercialização de mais 109 pomadas capilares. A decisão foi divulgada nesta sexta-feira (9), juntamente com o lançamento de um painel de consulta dos produtos autorizados.
No total, 3007 produtos do tipo já tiveram a venda proibida no Brasil. A norma que proíbe o uso dos itens foi publicada no Diário Oficial da União e tem vigência imediata, ou seja, as mercadorias listadas não podem ser comercializadas.
A utilização de algumas pomadas, porém, pode causar coceira nos olhos, vermelhidão, irritação, ardência e inchaço, como foi constatado pela Anvisa em janeiro de 2023.
A plataforma para consulta pode ser usada por consumidores e profissionais e acessada tanto por em computadores como em aparelhos celulares, através do site.
A Anvisa ainda alerta para que a população não use produtos irregulares, evite o uso exagerado, realize teste de alergia antes da aplicação e evite contato com os olhos. Caso ocorra, a agência recomenda lavar os olhos com água corrente por no mínimo 15 minutos.
CUIDADO: