Com Anatomia de Uma Queda indicado a Melhor Filme e Melhor Roteiro Original, o Oscar chega à sua sexta edição consecutiva com um filme em língua não-inglesa concorrendo nestas duas categorias. A sequência começou em 2019, com Roma, escrito e dirigido por Alfonso Cuarón.
Em 2020, o indicado — e vencedor — foi Parasita, de Bong Joon-ho. Nos anos seguintes, Minari, de Lee Isaac Chung, Drive My Car, de Ryusuke Hamaguchi, e Nada de Novo no Front, de Edward Berger, foram os indicados entre 2021 e 2023, respectivamente.
Diretora de Anatomia de Uma Queda, Justine Triet também assina o roteiro do longa ao lado de Arthur Harari. O filme é um dos três indicados a Melhor Filme dirigidos por uma mulher, mas o único a receber uma indicação pela direção.
Destaque em diversos festivais ao redor do mundo, o filme acumula prêmios do European Film Awards e das associações de críticos de Nova York e Los Angeles. No Brasil, o longa foi destaque na cerimônia de abertura da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e no Festival Varilux de Cinema Francês.
Anatomia de uma Queda tem estreia marcada para 25 de janeiro nos cinemas nacionais.